Centro de Dia
Santa Margarida de Mata
“Existimos para que não se sinta só”
Centro de Dia Santa Margarida é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com sede na freguesia de Mata, Concelho de Castelo Branco, pessoa colectiva nº 503433136 de utilidade pública, registado desde 10 de Outubro de 1995 – DR III, 30/08/1996. A sua sede é na Rua do Forno, 6005-250 Mata e o seu objectivo principal é o apoio à terceira idade, através do funcionamento da resposta social de Centro de Dia (CD).
O Centro de Dia Santa Margarida de Mata iniciou a sua atividade em Outubro de 2004, está instalado num edifício, onde antigamente funcionava um lagar de azeite e que agora, depois de recuperado e adaptado às funções a que se destina e ao público que acolhe, abriu as suas portas, com a finalidade de dar apoio aos idosos residentes nesta freguesia e eventualmente, de outras freguesias vizinhas.
O Centro de Dia dispõe de ótimas condições interiores o que permite que os idosos que o frequentam possam usufruir de uma melhor comodidade, satisfação e conforto. Pretende-se que os idosos encontrem neste espaço, um local onde sejam valorizados, onde se mantenha a sua autoestima e se dê todo a tipo de apoio que estes precisam, de forma a manter, dentro do possível, a sua autonomia.
De entre os principais objetivos que o Centro de Dia Santa Margarida de Mata pretende concretizar no próximo ano, queremos salientar o apoio e atendimento a grupos sociais mais desfavorecidos e carenciados. Entre estes grupos estão famílias que recentemente virão diminuídos o seu rendimento mensal e, consequentemente estão em situação de extrema carência.
São objetivos gerais do Centro de Dia assegurar as condições de bem-estar dos utentes e o respeito pela dignidade humana através da oferta de serviços eficientes e adequados. Com este fim, estas valências procurarão dar sentido à vida da pessoa idosa, valorizando a sua importância no seio da nova comunidade, no caso o Centro de Dia, que a recebe e procurando em simultâneo a sua ligação ao meio natural, nomeadamente mantendo o vínculo com a família e os amigos.
É preocupação da Instituição, sempre que o utente tiver familiares próximos, realizar entre estes e a
Instituição um “contrato de ligação familiar”, onde se descrevam as ações que a família se compromete realizar, de forma a assegurar uma ligação efetiva com o(a) idoso(a).